Raças

O Akita ou Akita Inu é uma raça de cães originária do Japão. O nome foi dado em relação à província de Akita, de onde a raça é considerada originária. "Inu" significa cão em japonês.

Temperamento

Protetor, prudente, afetuoso e corajoso. Diante de brincadeiras insistentes ou bruscas, os cães da raça costumam se afastar e se recolher em um de seus locais favoritos, mas se o incomoda persistir, eles podem rosnar em sinal de advertência. Late pouco, nunca late desnecessariamente, uiva geralmente se precisa de algo e é muito seguro de si. É possessivo com seu território e com seus donos, o que faz desta raça excelente guardiã, tanto de propriedades quanto pessoal. Na guarda, seu comportamento não é ostensivo, como pode-se observar nos Dobermanns, mas costuma manter-se em um local que ofereça boa visibilidade, deslocando-se apenas se achar necessário.
É muito preocupado e apegado ao dono, sendo considerado "cão de um dono só" (o que não quer dizer que não possa ser adotado já crescido), mas sofre muito quando abandonado e ,às vezes, não consegue se adaptar aos novos donos. Entretanto, uma vez conquistado será um excelente guardião e companheiro por toda a vida. 

Utilização

Originalmente, no Japão, era empregado em rinhas, o que quase extinguiu a raça. Também já foi usado na caça a grandes animais, mas hoje serve como cão de guarda, onde destaca-se devido à sua grande força e sentimento de fidelidade ao dono.

Curiosidades

Existe também uma lindíssima história (real) de pura lealdade, onde o protagonista é um Akita chamado Hachiko Monogatari. Ele acompanhava seu dono todos os dias à estação, retornando no horário exato que o trem retornava, para voltar junto com o dono para casa. Em um desses dias seu dono não retornou, pois teve um AVC e veio a falecer no local onde trabalhava. Hachiko continuou esperando, uma espera de 9 anos e 10 meses, até que suas forças não o permitiram continuar, ele morreu a espera do dono. Hoje, no local ainda existe uma estátua de bronze em homenagem a Hachi, que se tornou simbolo de lealdade para o povo japones.[Hachi foi enterrado junto ao dono, e sua espera chegou ao fim. Sua pele foi preserva e empalhada. Faz parte do acervo do museu de Ueno]

OBS: Este é um akita fêmea, tem uns 3 anos e se chama kira.


Um comentário:

  1. UMA AMIGA MINHA TEM UM DESSES ELE PARECE MEIO LERDO.DEMORA PRA RECONHECER AS PESSOAS.E TEM MEDO DE TUDO.

    ResponderExcluir

Elogios e críticas são bem vindos, porém comentários com palavras depreciativas serão excluídos.

Você Poderá Gostar de: