Telefones celulares causam câncer?

Se as rádio-freqüências emitidas pelos telefones celulares e pelas estações de base que retransmitem o sinal podem causar câncer no homem, continua sendo uma polêmica. Visto que milhões de pessoas usam esses aparelhos, mesmo que uma pequena porcentagem desenvolvesse alguma doença, isso representaria um enorme risco para a saúde. Portanto, dezenas de estudos detalhados investigaram o efeito da radiação de telefones celulares no tecido vivo. A que conclusões chegaram?
O Grupo Independente de Especialistas em Telefones Celulares liberou um relatório declarando: “O Grupo acredita que, tendo por base as evidências disponíveis atualmente, não há necessidade de a população em geral se preocupar com o uso de telefones celulares.” A revista New Scientist também declarou: “Apesar das histórias alarmantes em anos recentes, a maior parte da evidência até agora sugere que a exposição a emissões de rádio-freqüência de telefones celulares não tem efeitos adversos à saúde. Estudos que demonstraram possíveis efeitos têm sido difíceis de reproduzir.”
Por causa de dúvidas persistentes sobre os efeitos dos telefones celulares na saúde, milhões de dólares continuam sendo gastos em mais pesquisas. Até que uma resposta definitiva seja encontrada, o Grupo Independente de Especialistas recomenda o seguinte: “Use telefones [celulares] o menor tempo possível. Use telefones com baixa taxa de absorção específica (SAR, sigla em inglês). Use dispositivos que deixam as mãos livres e outros equipamentos, desde que se tenha comprovado que reduzem a SAR.” O Grupo também recomenda que “menores de dezesseis anos sejam incentivados a evitar o uso de celulares”, visto que seu sistema nervoso em desenvolvimento estaria “mais vulnerável a quaisquer riscos à saúde ainda desconhecidos”.
Apesar de estar cercado de polêmica, o telefone celular está causando um profundo impacto econômico e social. Assim como seus “primos” eletrônicos — a TV e o computador — o telefone celular tem potencial de ser um escravo útil ou um amo exigente. O poder de decidir se ele será amigo ou inimigo está literalmente nas mãos de quem o usa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elogios e críticas são bem vindos, porém comentários com palavras depreciativas serão excluídos.

Você Poderá Gostar de: